Com a descida das temperaturas típica da estação, é ainda mais importante relembrar o que podes fazer para manter o teu companheiro felino seguro e bem quentinho neste inverno.
Nós damos uma ajuda com algumas dicas:
-
Alimentação saudável e rica em óleos
Uma boa saúde começa sempre numa dieta equilibrada durante todo o ano. Contudo, no inverno, pode ser importante introduzir alimentos mais ricos em óleos como os de peixe, altamente nutritivos e uma ótima forma de ajudar a reforçar a pelagem do teu felino. A ACANA Bountiful Catch, ACANA Pacífica ou a ORIJEN Six Fish podem ser excelentes opções.
-
Muda a cama de lugar
Se o teu felino dorme normalmente no chão, considera mudar temporariamente a cama para um lugar mais elevado para evitar as correntes de ar e o chão frio.
-
Atenção aos sítios favoritos
Se o teu felino tem especial afeição por algumas partes específicas da casa, deixa-as preparadas com mantas e sem pontos de entrada de frio.
-
Ajudas a saltar e subir
Se tens um gato senior ou com artrite, o frio pode impactar as articulações tronando-se mais difícil saltar para chegar aos seus lugares favoritos para dormir, especialmente se forem altos. Coloca algumas cadeiras ou bancos como “escada” para o ajudar a subir.
-
Abrigos de exterior
Há gatos de casa que adoram explorar o exterior, pelo que considerar um abrigo é essencial. Estes abrigos podem ser tão simples como uma caixa isolada com uma pequena aba para deixar o gato entrar e sair. Isto já permite que o calor corporal o mantenha aquecido, pelo menos até chegares a casa.
-
Conhece os sinais de perigo da hipotermia
A hipotermia acontece quando o calor do corpo cai para níveis extremamente baixos, geralmente após ser exposto a temperaturas muito baixas, ou como resultado de pelo molhado num clima frio e ventoso. Os sintomas incluem tremores, lábios e gengivas pálidos, baixa energia e perda de coordenação. Se detetares algum destes sintomas, contacta um veterinário imediatamente.