Com o inverno já bem instalado entre nós, vale a pena recordar que, tal como o verão traz os seus desafios e perigos, também as as baixas temperaturas podem ter um grande impacto no bem-estar dos nossos animais de companhia.
A segurança de inverno para cães e gatos implica alguns ajustes recomendados nas rotinas do teu patudo e hoje deixamos aqui algumas dicas que poderão ajudar-te nesse sentido!
-
MAIS ALIMENTO
Os nossos patudos necessitam de manter a temperatura corporal, por isso, gastam mais energia. Assim, e se o teu companheiro não tiver problemas de excesso de peso, recomenda-se reforçar ligeiramente a dose de alimentação nos meses frios.
-
CAMISOLAS E CASACOS
Mesmo com pelos, muitos cães sentem frio como nós, especialmente os de pequeno porte. Nos passeios, considera colocar-lhe uma camisola ou casaco para que possa aproveitar da melhor forma este momento no exterior.
-
LÍQUIDOS EM DIA
Cães e gatos tendem a reduzir a ingestão de líquidos durante o inverno. Para evitar ao máximo a desidratação, garante que têm sempre acesso a água limpa e considera também a inclusão de alimentos húmidos na sua dieta, como os da ARUBA Pet Nutrition.
-
COLEIRAS BEM VISÍVEIS
Com menos horas de sol por dia, é natural que sejam mais frequentes os passeios à noite. Assim, garante que o teu patudo tem uma coleira/peitoral visível – se possível, com bandas refletoras.
-
EVITAR MUITOS BANHOS
Além de terem um impacto negativo na eficiência dos óleos essenciais presentes na pele dos animais, os banhos de inverno devem ser reduzidos pois o pelo molhado causa ainda mais frio e as orelhas molhadas são muitas vezes o ponto de partida de complicadas otites.
-
SOZINHO NO CARRO… NÃO!
Um carro desligado não consegue manter a temperatura obtida pelo aquecimento. Esta pode baixar drasticamente tornando o frio extremo perigoso para o teu patudo.