Todos os dias deveriam ser Dias da Bondade e todos os dias deveriam dar corpo ao espírito de Natal, por isso, hoje queremos partilhar convoco 10 Motivos que podem sustentar o vosso próximo ato de bondade: adotar um animal.
Adotar um animal deve ser uma decisão ponderada e pensada. Um animal não é um brinquedo, nem é um presente; é um ser vivo e um membro da família e deve SEMPRE ser tratado como tal. Se estás preparado para o compromisso, considera a opção da adoção: estás a salvar uma vida, e muito mais do que isso…
1. Vais salvar mais do que uma vida
Ao adotar, não estás apenas a salvar a vida do animal que vai agora fazer parte da tua família – estás também a libertar espaço num abrigo para que um novo patudo possa ser salvo.
2. Um Amor Incondicional
O patudo sortudo que escolheres levar para casa vai para sempre demonstrar gratidão pela segunda oportunidade que lhe deste, sendo-te sempre fiel e enchendo-te de Amor durante toda a sua vida.
3. Opção mais sustentável
Caminhar para um futuro mais sustentável não significa “apenas” utilizar energias renováveis, reciclar e reutilizar: significa também reduzir a nossa pegada ecológica ao não contribuir para a sobrepopulação animal. Há milhões de animais abandonados no mundo. Ao adotar, estamos, aos poucos, a ajudar que esse número diminua.
4. Menos Despesas
Quando adotas um animal, eliminas o custo de compra ao criador. Além disso, se falarmos de animais adultos, praticamente todas as instituições e abrigos entregam os animais vacinados, esterilizados, desparasitados e com microchip.
5. Melhor adaptação, menos treino
Muitas pessoas preferem adotar cachorros sem realmente pensarem no que isso significa: um grande compromisso de treino e educação nos seus primeiros meses (ou anos) de vida. Adotar um patudo adulto pode ser a melhor decisão que alguma vez tomarás: muitos já estão habituados a viver em casa e vão integrar-se rapidamente no teu estilo de vida.
6. Apoio a instituições
Infelizmente, as instituições e associações de apoio a animais abandonados estão cheias, exaustas e passam imensas dificuldades. Ao adotar estás a retirar um de centenas de animais que têm aos seus cuidados. Normalmente a adoção não tem custo per se, mas muitas vezes é sugerido um valor simbólico a pagar pela saída do animal que muito fará para ajudar a associação/instituição onde adotaste o teu novo companheiro. Podes cobrir este valor ou, se tiveres possibilidade, deixar mais um donativo mais robusto para que outros animais possam continuar a ser salvos e cuidados.
7. Enfraquece o mercado da criação abusiva
O mercado da criação de animais pode ser muito cruel. Infelizmente, há cada vez menos criadores registados e respeitadores, e cada vez mais pessoas que exploram os animais de raça e os forçam a reprodução incessante num ambiente sem condições de higiene básicas e sem acesso a cuidados médicos. Ao adotar, não corres o risco de apoiar este tipo de crueldade e contribuis para um futuro onde estes atos atrozes não sejam permitidos.

8. Inspiração em Cadeia
Quando os teus amigos perguntarem onde foste buscar o teu patudo, poderás contar-lhes mais sobre o abrigo ou instituição onde o encontraste. A tua adoção poderá inspirar outras pessoas a fazer o mesmo quando procurarem um novo companheiro de quatro patas!
9. Patudos sem igual
Num abrigo tens várias opções de cães e gatos de todos os tamanhos e feitios – muitos deles únicos! Ao invés de escolheres um animal apenas pela raça ou tamanho, podes conhecer e criar uma ligação com ele e com a sua história de vida.
10. Vai mudar a tua vida
As histórias dos animais que roubam os nossos corações são incontáveis. Desde a alegria com que nos recebem todos os dias, ao compromisso de nos tornarem mais ativos, são o caminho certo para uma vida mais feliz, com menos stress e mais endorfinas. No entanto, e talvez mais do que qualquer coisa, os nossos animais relembram-nos das coisas boas e simples da vida, como a bondade, a compaixão, a gratidão e o Amor. Todas as lições que nos deixam, carregamos connosco.